MONTÃO DE TRIGO
No horizonte um paraíso… No local, um povoado remoto de vida simples…
A Ilha Montão de Trigo é um dos recantos mais incríveis da região, com vida e beleza únicas! Cercado de águas cristalinas de coloração verde esmeralda, com ampla visibilidade, ótimas condições para todos os tipos de mergulho e uma gama de vida marinha, uma vez que o local é bem preservado. No caminho e nos arredores é quase certo o avistamento de golfinhos e baleias, uma vez que a ilha está na rota desses cetáceos. Como todo o litoral da ilha é rochoso, o embarque e desembarque é feito por canoas, com ajuda dos moradores locais.
O cume da ilha está a cerca de 300 metros acima do nível do mar, sendo um ponto para contemplação da paisagem esplêndida que a circunda, de um lado o relevo da Serra do Mar, do outro, um vasto oceano com vista para Ilha das Couves, as Ilhas (em Barra do Sahy), Alcatrazes e Ilhabela. Você pode alcançar este mirante andando apenas 40 minutos em meio ao povoado tradicional que habita a ilha.
O Montão de Trigo foi batizado com esse nome pelos colonizadores portugueses por ter um formato cônico que lembra realmente um montinho de trigo. A ilha possui aproximadamente 1,3km² de área, onde moram apenas 10 famílias, um total de 45 habitantes, que vivem basicamente da pesca artesanal e de pequenos artesanatos expostos aos turistas.
Nos últimos três séculos a ilha foi habitada por famílias de caiçaras. Não se sabe ao certo como a ilha passou a ser povoada; os locais mencionam histórias envolvendo dois casais de irmãos fundadores. Atualmente, só quem casa ou é descendente de um morador pode habitar a ilha, onde as condições de vida são bem simples e o casamento co-sanguíneo é bastante comum.