top of page
WhatsApp Image 2023-10-09 at 14.20.38 (1).jpeg

O INÍCIO...

Em 2016 e 2017 eu nadei minhas duas primeiras travessias de Camburi até Alcatrazes, foram desafios solos de mais de 15h. Porém, nestas duas primeiras edições saímos muito cedo, antes do Sol raiar e cheguei após ele se pôr no horizonte, totalmente escuro. Como nunca tínhamos ido até lá antes, nem mesmo de barco, havia uma grande insegurança por parte de toda equipe de apoio, até mesmo do capitão, sobre qual seria a distância segura na aproximação... Chegamos muito perto, mas não cheguei a tocar as minhas mãos nas pedras do arquipélago.

Em 2018 invertemos os horários e saímos no fim do dia, então após 15:30h chegamos na pedra quadrada, apelidada carinhosamente de geladeira, "a minha geladeira", uma grande emoção dividida com todos os meus amigos que haviam passado a noite toda cuidando da minha segurança, alimentação e hidratação.

O percurso é mesmo fora de série, passamos pela rota dos petroleiros, encontramos grandes cardumes de peixes de pequeno e grande porte, raias, golfinhos e, na chegada, muitos pássaros curiosos vieram nos recepcionar e nos dar as boas-vindas! Entre os meses de junho e setembro a grande chance de avistamento de baleias nessa travessia.

O GPS marcou cerca de 45km de nado, um feito grandioso para uma pessoa nascida em 1967 e que começou a nadar somente aos 43 anos, após um naufrágio numa surf trip nas Ilhas Fiji! Este feito teve grande repercussão nas mídias, saímos no Globo Esporte, na Band, na Swim Channel e em muitas outras mídias.

A partir deste momento, muitos amigos nadadores passaram a me pedir para nadar em Alcatrazes e, desde então, já levei mais de 200 atletas para dar a volta de 7km no arquipélago.

Agora temos uma nova aventura, um verdadeiro desafio mental e físico que deve incitar, provocar e apaixonar muitos amantes das águas abertas.

COMO SERÁ...

Nos mesmos moldes do revezamento  Caraguá–Ilhabela e do Leme ao Pontal, vamos nadar de uma das praias da ROTA55 até o Arquipélago de Alcatrazes em equipes de revezamento. Dois, três ou quatro atletas em turnos de 30 minutos cada um. A estimativa é que o percurso dure de12h a 16h, , cada atleta terá que nadar de 6  a 8 vezes.
O grande desafio é mental, pois com 1:30h para descansar durante a noite os atletas irão passar por momentos de desconforto, privação de sono e serão levados ao limite de suas capacidades.

Os atletas deverão se apresentar as 16h e a saída será às 17h na praia escolhida.

O amanhecer é o ponto alto, o auge, seja nadando ou embarcado, a imagem de Alcatrazes é fantástica! Estaremos a pouco mais de 7km de distância dos rochedos e a cor da água já será de um azul safira fora do comum e milhares de pássaros estarão pescando sobre nossas cabeças... Alcatrazes é um espetáculo! 

VALORES

O valor para este desafio será de R$6.960, e inclui, toda alimentação a bordo, lanches, frutas e água. Este valor pode ser no pix ou parcelado em até 10x  no cartão.  

Os gêneros são, masculina, feminina e misto; categoria até 160 (soma das idades dos atletas) ou acima de 160; modalidade CONFORT, com roupa de borracha ou RAIZ, sem roupa de borracha. Basta uma pessoa com roupa para que a equipe seja considerada vestida!

Os atletas podem levar seus apoios particulares para remar no caiaque da organização, a equipe que não tiver apoio deverá pagar por duas pessoas no valor total de R$900, para fazer o acompanhamento dos atletas durante todo o percurso. O valor dos caiaqueiros deve ser pago à vista até 10 dias antes da travessia. A data agendada poderá ser alterada devido as condições climáticas, mantendo sempre as mesmas condições.

Caso o atleta não possa realizar o nado no dia agendado por algum motivo,  ele pode repassar sua inscrição  para outro atleta, ou a equipe pode adiar a façanha por tempo indeterminado, obviamente respeitando a disponibilidade dos barcos e apoios. A equipe tem direito de pedir o reembolso integral dentro do prazo legal de 7 dias, após essa data os valores serão usados para reserva dos barcos e pessoal envolvido na travessia.


Tenho certeza, todos aqueles que se desafiarem terão memórias eternas deste dia!

Nadamos com Speedo!
Um abraço e muitas braçadas, 
Ricardo Augusto

Booking 1.jpeg
bottom of page